Make your own free website on Tripod.com

Cárie

Home
Formação
Sangramento da gengiva
Cárie

 

A cárie é uma doença infecto-contagiosa, ou seja, é causada por bactérias e pode ser transmitida de uma pessoa para outra. Ao chegar na cavidade oral, as bactérias necessitam encontrar condições favoráveis para se fixarem e se desenvolverem. Há determinadas bactérias que produzem ácidos a partir dos alimentos que ingerimos, principalmente dos açúcares: balas, doces, refrigerantes etc... Estes ácidos são capazes de dissolver os tecidos duros (mineralizados) dos dentes (esmalte, dentina e cemento), levando a perda de substância mineral. A saliva possui capacidade de lavar estes ácidos e também de repor a substância mineral perdida. Só que este processo é lento, leva em torno de 20 minutos para ocorrer. Se a ingestão de alimentos ocorrer frequentemente, a produção de ácidos será maior do que a capacidade reparadora da saliva, ou seja, vai haver mais perda do que reposição de substância mineral, produzindo, então, a cárie.

No início do processo, o esmalte dental deixa de ser transparente e brilhante para se tornar branco e fosco (mancha branca). Se nada for feito, o processo continua, levando à formação de cavidades nos dentes, que tendem a aumentar com o tempo e podem alcançar a polpa dental onde estão localizadas as células vivas e os nervos. Além de ser um processo doloroso, a cárie produz mau hálito e dificulta a digestão, uma vez que não se consegue mastigar direito. Há alterações também no comportamento, pois as pessoas se sentem inseguras com relação a sua aparência e sua aceitação na sociedade.

Quanto mais tarde a cárie for descoberta, mais complexo e demorado é o tratamento. E como já foi explicado anteriormente, a cárie se inicia muito antes da formação da cavidade. Quanto mais cedo se intervir,as chances de se reverter o processo e não haver qualquer tipo de dano são muito maiores. Portanto, visite seu dentista pelo menos 2 vezes ao ano, pois o bom profissional é capaz de alertar o paciente e intervir antes mesmos que os problemas surjam. Desta forma mais facilmente se consegue chegar ao objetivo final que é a promoção de sua saúde.