Make your own free website on Tripod.com

Sangramento da gengiva

Home
Formação
Sangramento da gengiva
Cárie

 

O sangramento denuncia a presença de inflamação na gengiva. Esta inflamação é causada por bactérias que se aderem sobre estruturas sólidas, tais como: dentes, restaurações e próteses, formando uma camada a qual chamamos de placa bacteriana. Se não houver uma remoção eficaz desta placa, ocorrerá um aumento no número de microrganismos e tipos mais agressivos de bactérias encontram, então, condições para se fixarem.

Os microrganismos presentes na placa bacteriana produzem substâncias que podem causar danos, tanto ao dente (cáries), quanto à gengiva (inflamação). A inflamação nada mais é do que uma resposta do organismo ao ataque das substâncias tóxicas geradas pelas bactérias. As células de defesa chegam à região atacada através do sangue. Por isso há um aumento de vasos sanguíneos na região, o que faz com que a gengiva fique mais avermelhada, com aspecto de inchaço (edema) e com sangramento ao toque.

No início, esta inflamação localiza-se superficialmente, apenas a nível da gengiva (gengivite), tornando o tratamento muito mais simples. Mas há casos em que a inflamação já produziu perda óssea, o que pode levar até a perda de dentes, uma vez que estes não possuirão mais sustentação.

Portanto, se suas gengivas sangram, é sinal de que ela está inflamada e é conveniente procurar um especialista (Periodontista) para a avaliação da gravidade do caso e a melhor forma de tratamento.